Notícias
Detalhes da Notícia

Formação: FETIAESC adere ao movimento “A Indústria pela Educação”

Data: 01/06/2015

Termo aditivo de federações de trabalhadores inclui clausulas específicas sobre o tema em acordos coletivos

Florianópolis (1/6/2015) - A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados, Indústrias da Alimentação e Afins de Santa Catarina assinou termo aditivo às convenções coletivas de trabalho vigentes. O documento inclui cláusula de estímulo às empresas para adesão ao “Movimento A Indústria pela Educação”. A proposta do termo aditivo foi apresentada por federações de trabalhadores, entre elas a FETIAESC. O projeto é da FIESC - Federação das Indústrias de Santa Catarina.

O Movimento tem por objetivo promover a educação em todos os quadrantes, deixando todo trabalhador da indústria com escolaridade básica completa até 2024 e com educação profissional e tecnológica compatível com a sua função. São grandes desafios “que tem todo nosso apoio e solidariedade”, por que estas também “são nossas bandeiras de luta”, disse o presidente da FETIAESC Miguel Padilha. O projeto levanta oito bandeiras prioritárias, sustentadas por dois eixos de atuação. Toda ação está voltada à educação para o mundo do trabalho.

Padilha discursou em nome dos trabalhadores, destacando a importância da iniciativa. Participar das discussões sobre qualificação profissional “é uma grande satisfação” já que o tema é defendido em todas as convenções coletivas negociadas. Acrescentou que as federações participam efetivamente do Movimento por sempre buscarem “o que é bom para os trabalhadores”. Ilustra que se eles, os trabalhadores, estão bem “as empresas também estarão”.

O que faz - Um dos eixos do Movimento trata da educação na indústria e para a indústria. Envolve o protagonismo do setor industrial para a melhoria do nível de escolaridade dos seus trabalhadores; educação básica, profissional e tecnológica ao trabalhador da indústria e fortalecimento das profissões industriais. O segundo diz respeito à articulação e influência social na educação em Santa Catarina, traduzido em acesso, melhoria da qualidade e conclusão da educação básica; promoção da educação em tempo integral, intensificando a oferta de ensino médio articulado com a educação profissional e desenvolvimento profissional dos docentes e gestores.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, valorizou as federações dos trabalhadores pelo apoio à iniciativa. “Podemos dizer agora que, além da indústria, são os trabalhadores pela educação”. Assinatura do termo “formaliza esse engajamento tanto dos empresários quanto dos trabalhadores pela causa da educação”. Lembrou que os trabalhadores também têm assento no Conselho de Governança do Movimento.

Foto (Heraldo Carnieri/Fiesc): Em nome dos trabalhadores Padilha (d) destacou a importância do Movimento

Assessoria de Imprensa FETIAESC

Filiado a:
Desenvolvido por