Notícias
Detalhes da Notícia

FETIAESC marco do movimento sindical catarinense: 30 anos de organização e conquistas

Data: 30/06/2015

Ato solene festivo comemorou em grande estilo os 30 anos de fundação da FETIAESC. Autoridades, sindicalistas, lideranças estaduais, nacionais e convidados compareceram ao evento, realizado no dia 25 de junho no Kennedy Executive Hotel, em São José, na grande Florianópolis. 

A festa serviu para reverenciar e lembrar histórias, reviver fases, lutas e acontecimentos. Um momento para reviver o tempo que ensina, dá experiência, faz crescer, lapida, proporciona sabedoria, molda e impõem verdades. Sob todos os aspectos o tempo é precioso e a FETIAESC soube aproveita-lo, por intermédio daqueles que a conduziram e dos que a administram no tempo presente.

É plenamente justificável imaginar que o futuro exigirá a experiência do tempo presente. O momento que comemorou os 30 anos de fundação da FETIAESC, coroou o plural trabalho executado ao longo das três décadas, com muito esmero, absoluta dedicação, sabedoria, orgulho, altivez, ousadia e perseverança extrema.

História

A FETIAESC foi fundada em 14 de março de 1985 para atuar na defesa comum dos interesses, organizar, fazer crescer, dar representatividade e legitimidade aos sindicatos; preservar direitos, fazer justiça e avançar nas conquistas dos trabalhadores das categorias vinculadas. Surgiu para opor-se a um sistema de anti valorização das classes produtivas que impedia evolução, crescimento e sustentabilidade política adequada aos sindicatos, então dispersos. Buscava-se a valorização profissional, agregação e o fortalecimento das estruturas sindicais. espalhadas pelo território catarinense com forte atuação, mas desprovidas de organização estadualizada.

Desde o primeiro dia de sua fundação a FETIAESC, atua com forte devoção. Busca agregar benefícios econômicos e promove justiça social àqueles que produzem e ajudam a construir o patrimônio do capital e colaboram para o crescimento e o desenvolvimento do Estado e do País. 

Representação

A FETIAESC, na condição de agente de integração social, possui 25 sindicatos associados com os quais mantém estreita, brilhante e profícua parceria, conjunto que desenvolve forte e resolutivo trabalho. A Federação representa mais de 200 mil trabalhadores do Grupo da Alimentação. É este um dos mais importantes segmentos produtivos de Santa Catarina: a indústria frigorifica.

O resultado do empenho, dedicação e esforço dos trabalhadores é conhecido no planeta por intermédio dos produtos exportados. Forte e determinada foi e é, a luta pela valorização destes profissionais. 

Homenagens

Para enaltecer algumas personalidades e agradecer, solidarizar-se, valorizar, reconhecer as virtudes e o muito feito, por serviços prestados, pela colaboração, pelo apoio e incentivo, durante o evento homenagens foram prestadas.

Os agraciados foram o ex-presidente da FETIAESC Luiz Medeiros Maria, os ex-presidentes dos sindicatos de Maravilha, Adão Eichwald e de Videira, Lídio Romanatto. Justa homenagem foi prestada ainda a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e à Força Sindical Nacional.

 Presença

Entre as várias lideranças que prestigiaram o evento comemorativo, estavam o senador Paulo Bauer; o presidente da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Artur Bueno de Camargo; o presidente da Força Sindical Miguel Torres e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Alimentação de São Paulo e vice-presidente nacional da Força Sindical Melquíades de Araujo.

Todos os convidados foram recepcionados pelo presidente da FETIAESC Miguel Padilha, pelo secretário Osvaldo Olávio Mafra e pelo diretor financeiro Francisco Defendente Thomazoni.

As imagens fotográficas mostram como foi a comemoração pelos 30 anos da FETIAESC.

Filiado a:
Desenvolvido por