Notícias
Detalhes da Notícia

Trabalhador satisfeito: Sindicato de Quilombo negocia maior reajuste salarial do Estado

Data: 23/07/2015

Índice de aumento a dois mil profissionais de agroindústria, unidades de Quilombo e Pinhalzinho, chegou a 10%

Chapecó (23.7.2015) - O salário dos trabalhadores da Aurora Alimentos, unidades de Quilombo e Pinhalzinho, será 10% maior a partir de 1º julho. Este índice de reajuste foi conquistado na negociação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas de Carnes e Derivados de Quilombo. O consenso foi selado na sede da empresa em Chapecó com extrema rapidez. “Isso comprova a boa relação entre capital e trabalho”, disse o presidente do Sintraicq Vilmar Rodrigues.

O fechamento do novo Acordo Coletivo de Trabalho - ACT contou com a interveniência da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação de Santa Catarina – Fetiaesc e atinge mais de 2.000 profissionais. Os 10% de majoração beneficiam, com ganho real, os salários acima do normativo. O piso recebeu acréscimo de 10,31% elevando a menor remuneração da categoria para R$ 1.070,00.

Com 39 cláusulas o ACT instrumentaliza todo o comportamento a ser cumprido pelas partes envolvidas. A eficiente peça contempla o trabalhador com outras vantagens como cesta básica, auxílio creche e quinquênio que significa a valorização por tempo de serviço, entre outros ganhos. Todos os itens sociais que constam do documento em vigor foram integralmente renovados.

O presidente da Fetiaesc Miguel Padilha destaca que até agora o percentual de reajuste negociado pelo sindicato de Quilombo é o maior de Santa Catarina. O índice confere com o que defende o sindicalismo: reconhecimento e valorização das classes produtivas. “Em contra partida é preciso enaltecer a firme atuação do presidente Vilmar e sua diretoria” elogiou, para lembrar postura idêntica mantida pela federação.

Todos ganham - Rodrigues enfatiza que a negociação “ficou dentro da expectativa” e significa “justo prêmio e acentuado retorno” aos profissionais. Mesmo ainda não sendo a indicada “a rentável condição econômica do acordo neutraliza e ajusta perdas”. O aumento salarial não impacta apenas na vida dos trabalhadores da categoria. Reflete “entusiasticamente” nos contextos locais promovendo o aquecimento da economia dos municípios.

Causando este “efeito dominó” o sindicato fortalece, mantém e gera empregos também no comércio. O setor tem muito a ganhar “especialmente neste momento de grande instabilidade econômica nacional”. O sindicalista lembra que em março cada trabalhador do grupo recebeu o equivalente a 2,3 pisos salariais a título de Participação nos Lucros e Resultados - PLR.

-Foto: O amigável e produtivo entendimento fortalece o trabalhador e a economia

 

JC Linhares Assessoria & Comunicação

Filiado a:
Desenvolvido por