Notícias
Detalhes da Notícia

Representatividade: Presidente da FETIAESC na Confederação Nacional dos trabalhadores na alimentação

Data: 05/08/2015

Eleito secretário da CNTA para a Região Sul do país Miguel Padilha toma posse em setembro

Florianópolis/SC (5.8.2015) - O sindicalista Miguel Padilha foi eleito secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA) para a Região Sul. Ele passa a representar Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná junto à instituição máxima da categoria, no país. Presidente da Fetiaesc (Federação catarinense dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação), Padilha destaca que a missão “é da maior relevância” já que o Sul é uma das principais regiões do agronegócio brasileiro. Os trabalhadores precisam ser muito bem cuidados “e é isso o que fazemos na condição de líder sindical”.

A secretaria tem o encargo de tratar e defender os interesses dos sindicatos filiados e, consequentemente, dos trabalhadores que integram a categoria do Grupo da Alimentação. Toda a estrutura do movimento sindical sulino, ligado à confederação, tem como referência o secretário. Objetivo central é intensificar lutas por melhores salários, trabalho e qualidade de vida. Padilha assume o posto no mês de setembro com a nova diretoria comandada pelo presidente reeleito Artur Bueno de Camargo.

O presidente da Fetiaesc mostrou apreensão com o resultado da pesquisa socioeconômica “Raio X da Alimentação” produzida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) à pedido da CNTA. A mostra releva os números do trabalho na indústria da Alimentação. A mudança apresentada é a reversão na tendência de crescimento do setor. “O que já era difícil ficou mais complicado”, disse. Padilha argumenta que enquanto houve crescimento em 2013, 2014 foi marcado por desaceleração nas contratações.

Mais esforço - Para este ano as perspectivas não são nada alentadoras. Os primeiros dados disponíveis apontam para um período ainda mais desanimador. Diante do comportamento do mercado e da crise econômica pela qual o país atravessa, é muito provável que haverá diminuição do mercado de trabalho em todas as classes. De positivo destaque para o bom momento do setor agropecuário que proporcionou aumentos importantes nos postos de trabalho nos setores de frigoríficos, laticínios e rações animais. Para o secretário da CNTA Região Sul, essa retração exigirá do movimento sindical “ações ainda mais rigorosas”, por que preservar o emprego é uma das prioridades.

Foto - Miguel Padilha (último agachado - lado direito) assume a secretaria da confederação para o Sul do Brasil

Assessoria de Imprensa FETIAESC

Filiado a:
Desenvolvido por